Alcoolismo: saiba onde encontrar um tratamento gratuito

Alcoolismo: saiba onde encontrar um tratamento gratuito 

 





Tratando-se de uma doença crônica, o alcoolismo precisa de cuidados para o resto da vida, mas a luta é individual. Isso significa que para muitos, a sobriedade é através de reuniões do Alcoólicos Anônimos , Associação Antialcoólica. Para outros, será através de profissionais da saúde (psicólogos, médicos psiquiatras, etc) e há quem busque a internação. E, claro, há pessoas que preferem a união de vários tipos de tratamento.
Para quem busca tratamento gratuito, separei algumas opções:

Alcoólicos Anônimos

O grupo de ajuda mútua é referência no apoio ao alcoólatra que quer parar de beber. Ninguém paga nada para participar de uma reunião e um dos grandes princípios é o sigilo. Presente no Brasil há 80 anos, o Alcoólicos Anônimos possui reuniões em quase todas as cidades do Brasil. Com certeza você encontrará uma perto de você. Para saber qual o endereço, basta acessar o site www.aa.org.br.

CAPS – AD




Os Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas são unidades de saúde feitas para atender gratuitamente quem precisa tratar o alcoolismo. O acompanhamento é realizado através de médicos, psicólogos e terapeutas. Também há abertura para a participação da família. Pelo tamanho da demanda, ainda temos poucas CAPS – AD no Brasil.
Quando o alcoólatra mora em uma cidade que não tem o CAPS – AD, pode procurar um CAPS tradicional (que cuida da saúde mental) ou uma unidade básica de saúde de seu município para fazer o tratamento.
Se houver necessidade de internação, é o próprio CAPS que faz a solicitação e encaminha o paciente para alguma das instituições associadas. Para mais informações, acesse: Centro de Atenção Psicossocial.

Guia Clínicas de Recuperação

Existem algumas comunidades terapêuticas que oferecem internação gratuita. Um dos caminhos para encontrar uma é através do Guia Clínicas de Recuperação – um site onde é possível encontrar tratamento gratuito e particular em todo o Brasil. Basta buscar pela cidade e pelo estado. Acesse www.clinicasderecuperacao.com.br.

Universidades




Algumas universidades públicas e privadas possuem ambulatório com atendimento médico e/ou psicológico focado na recuperação dos alcoólatras. Se na sua região tem uma universidade que tenha cursos na área de saúde (medicina, psicologia, enfermagem, etc) se informe sobre atendimento para a comunidade.

Justiça

Em casos em que o alcoólatra deseja fazer tratamento em consultório ou ser internado e não consegue atendimento gratuito, ele pode recorrer à Justiça. Neste caso, é preciso buscar o Ministério Público e levar toda a documentação de que precisa de tratamento e que não conseguiu uma vaga gratuita.  O e-book Como Conseguir Internação Gratuita para Dependente Químico em Clínica Particular explica com detalhes sobre esse caminho. Para baixar gratuitamente, acesse Ebook Internação Gratuita.   
Veja também: Conheça os principais tipos de tratamento para alcoolismo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção