Canela em excesso: perigo!


Canela em excesso: perigo!

por Gislaine Rabelo

Canela em excesso: perigo! Este aviso é dedicado aos que são amantes desta especiaria, e chegam mesmo a abusar do uso, ou desconhecem a interação que pode ter com outras substâncias. Os benefícios são grandiosos, mas é necessário estar ciente dos efeitos secundários, quando da ingestão, ou em demasia, ou sob determinadas circunstâncias.

Conheça onde mora o perigo

Jamais aplique o óleo essencial de canela diretamente na pele. Somente diluído em água é que este óleo essencial pode combater infecções cutâneas. Sozinho pode chegar a causar queimaduras, ou no mínimo, irritações. E, ainda que raras, as alergias podem se manifestar no corpo.
Quando usada para tratar problemas digestivos, como a Síndrome do Intestino Irritável, ou uma úlcera, a ingestão também deve ser moderada. A canela é tão potente que pode provocar sérios danos as paredes do estômago. Nunca ultrapasse a ingestão de meia colher de chá por dia. Também pode provocar aumento na frequência cardíaca, e se estivermos a falar de crianças, pode haver intoxicação. E devido a presença da substância cumarina, o perigo de toxidade também se estende para aqueles com problemas renais graves.
Conhecida por suas propriedades anti coagulação do sangue, não poderá ser consumida ao mesmo tempo que medicamentos anticoagulantes, sob o risco de afinar o sangue a um nível preocupante. É por isso que sua ingestão deve ser evitada antes de uma cirurgia, no decorrer do período menstrual, ou em situações onde possa ocorrer sangramento.

Aqueles que bebem medicamentos para regular o açúcar no sangue precisam ter cuidado especial. A canela possui um efeito poderoso sobre o açúcar no sangue. Logo, em combinação com remédios alopáticos destinados a este tratamento, pode diminuir o nível de açúcar de maneira drástica.
Estamos falando de um dos melhores antibióticos naturais. Todavia, é de fundamental importância consultar um médico, ou herbalista, antes de optar por seu consumo, pois pode interagir com um grande número de substâncias, e fazer mal, em vez de bem. Um chazinho inocente de canela pode se transformar num vilão para o organismo. Quando se trata de canela, moderação é a palavra de ordem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção