saude do idoso

Boa nutrição

Assim como o corpo muda com a idade, as necessidades nutricionais também mudam. Ao mesmo tempo, as pessoas mais idosas tendem a comer menos, o que pode ser um desafio para alcançar a recomendação de ingestão diária dos nutrientes essenciais.



Estudos1 mostram que os idosos têm déficit de vários nutrientes, muitos dos quais desempenham um papel fundamental na redução de problemas de saúde relacionados à idade. Por exemplo, metade das pessoas idosas consume menos proteína do que a quantidade diária recomendada e até 92% têm baixos níveis de vitamina D no sangue. 2 Outros nutrientes importantes que muitas vezes faltam são: B123, B64, E5 e C6 e minerais como cálcio, selênio e zinco.



Assegurar a obtenção de nutrientes suficientes – por meio de mudanças na dieta e/ou uso de suplementos - pode contribuir para um melhor bem-estar.
Outras dicas para melhorar a dieta e nutrição:
  • Anote seu consumo alimentar por uma semana para ajudar na avaliação do nível de ingestão de nutrientes; converse com seu médico ou outro profissional de saúde.
  • Beba pelo menos 2 litros de água diariamente. A European Food Safety Authority diz que 2 litros de água/dia contribuem para a manutenção das funções físicas e cognitivas normais; ingestão de líquidos é especialmente importante para idosos que desejam manter níveis adequados de atividade e independência. 7
    
    
    
    
  • Planeje suas refeições com antecedência;
  • Faça das compras um evento social agradável; convide um amigo para acompanhá-lo
  • Prepare refeições que sejam atraentes para os sentidos;
  • Faça das refeições uma hora de socialização. Desfrute da comida e harmonia ao mesmo tempo, para ajudar a si e os outros a manter uma alimentação saudável;
  • Considere suplementos de alta qualidade nutricional, se necessário, para ajudar a alcançar os níveis de nutrientes recomendados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção