ARGILA MEDICINAL

ARGILA MEDICINAL - GRANDE REMÉDIO OFERECIDO PELA NATUREZA





A argila tem um poder de curar, muito grande. Os índios utilizam muito a argila como medicamento. Quando são picados por uma cobra venenosa ou ferroados por uma abelha ou vespa, põem argila úmida sobre o ferimento e o veneno sai, não incha e a dor é eliminada em poucos instantes. 
A argila medicinal refresca, desinflama, descongestiona, purifica, cicatriza, absorve e acalma, é um laboratório de vida e jamais nos prejudicará.
Pode-se usar a argila medicinal em uso interno e externo.



Ela serve para:
Inflamações do útero - cataplasma sobre o ventre se elimina a causa desse mal.
Úlceras e Gastrite - cataplasma sobre o ventre todos os dias durante algumas horas.
Eczemas - é preciso limpar o sangue. Aplicar uma camada de 2 cm de argila em cima, depois lavar com suco de limão ou chá de confrei. Tomar uma colherinha de argila com água em jejum. Polvilhar com pó bem fino de argila pura.



Erisipela - cataplasma fria de argila resolve.
Febres internas e externas - deve-se aplicar continuamente argila fria até a febre desaparecer.
Infecções - usar cataplasma de argila com carvão moído ou então malva branca ou babosa.
Prisão de Ventre - em uso interno, em algumas pessoas apenas, ela provoca prisão de ventre tomada em jejum. Tomando à noite isto é difícil de acontecer.
Doenças dos Nervos - a argila é o melhor calmante que existe para os nervos. Portanto caminhar descalço na terra ou grama molhada de manhã cedo é remédio especial.
Picadas Venenosas - a argila absorve os venenos das picadas de insetos. É preciso colocar já a argila úmida no local da picada e trocar frequentemente como faz o índio. Não se deve demorar, para que o veneno não se espalhe no sangue.
Cólicas dos Rins, Fígado e Vesícula - o cataplasma de argila ajuda porque a terra é o maior calmante de dores que se conhece.
Cortes e Feridas - argila evita infecções e absorve as impurezas dos cortes. Geralmente não fica cicatriz. Se for nos pés ou mãos, basta coloca-los dentro da argila numa bacia.
Acnes e Espinhas - passar um pouco de argila no rosto, deixar secar, depois esfregar com um limão cortado ao meio ou passar suco de limão. Também é bom tomar bastante suco de limão e um pouco de argila.



Verrugas - se curam aplicando frequentemente argila fria, cerca de 2 cm de grossura, e perseverar no tratamento que poderá demorar.
Enxaquecas - colocar argila fresca na nuca durante 2 horas mais ou menos.
Assaduras nas crianças - cura-se passando pó de argila.
Faringite e amigdalite - usar cataplasma grossa de argila no pescoço mais ou menos durante 2 horas. Depois fazer gargarejos com suco de limão puro.




Como usar a Argila Medicinal
Como Cataplasma
A Argila Medicinal deverá ser de boa procedência, pura, não importa a cor, sendo que a argila verde a mais fácil de manusear.
A Argila deve ser guardada em embalagens que não enferrugem ou oxide como é o caso do ferro, cobre e alumínio.
Ao usar, misturar água mineral e deixar em repouso um tempo até que a argila se desmanche por si.
Misturar bem até formar um barro liguento, não usar metal para isso.
Colocar em cima de um banco ou mesa panos dobrados e em cima destes uma fina camada de argila preparada, de 1/2 a 2 cm de espessura, não mais porque o barro precisa esquentar com o calor do corpo.
Aplicar diretamente em cima da parte do corpo afetada, ou então se estiver em carne viva, colocar antes sobre a ferida uma folha de couve e em seguida a argila por cima.
Amarrar um pano ao redor ou prender com fita adesiva.
Deixar pelo menos durante 1 hora este cataplasma de argila, mas se estivermos tratando de feridas internas, como por exemplo uma úlcera duodenal então é bom deixar durante mais tempo, 2, 3 ou 4 horas para fazer um melhor efeito, ou uma noite inteira. De manhã tomar um banho ou passar pano úmido para tirar. Se a argila estiver seca é porque tem febre interna ainda.




Importante
Só se coloca argila fria se a parte do corpo a ser tratada estiver quente, porque a argila tem que amornar com o calor do corpo. Se a parte do corpo estiver fria deve-se colocar argila morna aquecida ao sol ou em banho maria.
Se durante a aplicação a pessoa estiver com frio e não conseguir esquentar a argila, retirar o cataplasma.
Não usar mais de uma vez a mesma argila porque ela puxa impurezas do corpo e lavar bem o panos antes de usá-los novamente.
Perseverar, isto é, quando se começa o tratamento com argila não se deve interromper, mas sim continuar a fazer cada dia até estar completamente curado.
Não estranhe as reações que a argila pode provocar, por exemplo, feridas que surgem inesperadamente, comichões, úlceras que parecem aumentar e muda a cor da carne da ferida e a carne podre cai dando lugar à carne nova. Isto tudo é um sinal positivo de que a argila está mexendo com o organismo e conseguindo eliminar as matérias estranhas. Devemos dosar as aplicações de acordo com a resistência do organismo doente, isto é, se provocar dor muito aguda, faça menos aplicações ou aplicações menos demoradas.
Não convém usar plástico ao redor da argila, porque impede a ventilação e esquenta muito a argila.



A água com a qual se mistura a argila deve ser pura, natural e pode ser substituída em certos casos por chás de plantas medicinais como confrei, alfafa, camomila etc...
O cataplasma de argila sobre o ventre deve atingir desde o peito até a virilha, é errado aplicar só do umbigo para baixo.
Sempre que fizer o cataplasma de argila cuide para que os pés estejam bem quentes.
O uso da argila medicinal não exclui tratamento médico adequado, é um complemento a mais para a manutenção da saúde.


Janice Angelotti
Terapeuta Floral
-->

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção