Como cuidar da sua unha

-->

Cor da unha




A cor da unha pode ser alterada por micoses ou pela exposição a sabões concentrados ou substâncias químicas que tornam as unhas negras, cinzas, amarelas ou marrons.  As manchas ou estrias esbranquiçadas na unha aparecem normalmente após uma lesão como a queda de algo sobre a unha.
A coloração negra que aparece na unha espontaneamente deve ser sempre avaliada por um médico, para ser descartada a possibilidade de câncer de pele.
Quando uma unha caiou é removida, demora entre um ano e uma ano e meio para crescer novamente.

Porque a unha encrava




A unha pode encravar quando cresce inadequadamente debaixo da pele, ou quando a pele em torno da unha cresce com uma rapidez anormal e envolve parte da unha.
As unhas encravadas podem não apresentar sintomas no início, mas elas acabam causando dor, especialmente quando a área é pressionada, produzindo pus e muitas vezes provocando deformações à raiz.
O uso de calçados apertados, calçados inadequados e o corte das unhas em curva e com os cantos curtos, em vez de um corte em linha reta, podem causar o surgimento de unhas encravadas ou piorar as já existentes. Algumas pessoas tem maior tendencia para ter as unhas encravas e por isso deve saber como prevenir e trata-las adequadamente.


Como cuidar da unha encravada

Para cuidar de uma unha encravada lave toda a região com água morna e um sabonete antibactericida como o Protex, por exemplo. A seguir seque muito bem o local e aplique uma pomada antiinflamatória ou antibactericida como a quadriderm, por exemplo.
Procure por uma pedicure que consiga desencravar a unha sem muito sofrimento. Tentar desencravar uma unha em casa pode ser má idéia.
Mantenha a unha arejada, não use sapatos apertados, prefira as sandálias e chinelos, para evitar que a inflamação aumente.
Nunca corte a lateral da unha, corte somente a parte de cima, de forma reta. Ter as unhas arredondadas é um perigo, mantenha-as limpas e retas. Para aquelas pessoas que sofrem constantemente com unhas encravadas a melhor opção é procurar por um podologista para um tratamento mais aprofundado.

Como tratar unha encravada




As unhas levemente encravadas podem ser cortadas, e um algodão estéril pode ser colocado sob a unha até o desaparecimento do inchaço consequente da inflamação. Se a unha não é tratada, ela facilmente vai infectar.
Quando a área em torno da unha além de dolorosa, vermelha e inchada, inicia a formação de bolhas cheias de pus (paroníquia) o problema pode exigir cuidados médicos. Nos casos mais graves,  uma intervenção crurgica simples é realizada com anestesia local, onde a parte encravada da unha é cortada e removida. Em outros casos o problema é resolvido recorrendo-se à drenagem da secreção.

Micose de unha




A onicomicose, ou micose de unha é uma infecção causada por fungos, que podem ser leves e causar poucos ou nenhum sintoma, mas que pode ser mais grave, tornando as unhas esbranquiçadas e grossas que se afastam da raiz.
O diagnóstico de onicomicose pode ser confirmado através de uma análise ao microscópico de uma amostra do resíduos da unha, sendo a determinação do fungo responsável pela infecção essencial para facilitar seu tratamento e cura.
O tratamento pode envolver a toma oral de drogas antifúngicas e a aplicação tópica de medicamentos diretamente sobre a unha infectada.
Confira a receita caseira para tratar sua micose: cravos da índia curam micose ou infusão trata micose

Cortar unha de bebês




Cortar as unhas de bebês e crianças é quase sempre um problema porque em geral elas não ficam paradas esperando que os pais as cortem. Por isso os pediatras aconselham que os pais cortem as unhas dos bebês e crianças enquanto eles dormem.
As unhas devem ser cortadas com tesoura específica para este fim, que se compra em qualquer farmácia. A unha deve ser cortada rente ao dedo num corte reto e para arredondar os cantos pode-se utilizar uma lixa, nunca a tesoura. Assim se evita que a unha encrave ao crescer.
As crianças facilmente se arranham ao dormir ou coçar a pele, podendo causar infecções. Outra questão importante é a sujeira que se acumula de baixo da unha quando está comprida, por isso os especialistas aconselham aos pais a cortarem unhas dos bebês e crianças com regularidade e enquanto estão dormindo.


Alterações nas unhas

A cor e a textura das unhas podem ser alteradas por diversas razões, como por exemplo a queda de um objeto pesado sobre um dedo que produz o acúmulo de sangue sob a unha, deixando-a preta que poteriormente se descola e cair.
A exposição a sabões concentrados, ou à substâncias químicas assim como micose de unha, podem fazer com que apresentem estrias e tonalidades negras, cinzas, amarelas ou castanhas. Porém a coloração negra de baixo da uma unha deve ser avaliada clinicamente para se descartar a possibilidade de algum tipo de câncer de pele.
Uma unha  extraída pela raíz demora cerca de 12 a 18 meses para crescer novamente.

Saúde nas unhas

As unhas podem indicar o estado de saúde geral do organismo. Elas refletem muitas vezes a saúde o fígado, pulmão ou coração por exemplo.
Aprenda a identificar alguns problemas de saúde através das unhas.

Unhas pálidas ou esbranquiçadas




Anemia; insuficiência cardíaca; hepatite ou desnutrição. Pode também ser apenas consequência da idade, muito comum nos idosos.

Unhas amareladas

Micose; psoríase; diabetes ou problemas pulmonares.

Unhas azuladas

Pneumonia ou outra infecção pulmonar. A cor azulada indica a falta de oxigenação na ponta dos dedos.

Unhas onduladas

Artrite reumatóide;  psoríase. Nestes casos a pele debaixo das unhas apresenta-se marrom avermelhada.

Unhas quebradiças e secas

Problemas relacionados à tiróide ou infecção por fungos.

Cúticula inchada

Pele a volta da unha permanentemente inchada e avermelhada pode indica lúpus.

Linhas escuras sob a unha

O aparecimento de linhas escuras por baixo da unha pode ser algum tipo de câncer de pele.Procurar rapidamente fazer um diagnóstico.

Unhas roídas

Ansiedade ; transtorno obsessivo-compulsivo.
Apesar de acompanhar a alteração do organismo, muitas vezes as mudanças no seu aspécto não indicam doença. O melhor no caso de dúvidas é procurar um dermatologista.

Como ter unhas bonitas

As mãos refletem parte da personalidade de um indivíduo e faz parte da imagem que transmite. Unhas roídas e mal tratadas por exemplo, indicam insegurança ou ansiedade.
Segue por isso alguns conselhos úteis para ter unhas bonitas e saudáveis.
  • use luvas para lavar a louça ou mexer com outro tipo de detergente
  • utilize óleo de banana ao invés de acetona para retirar o esmalte
  • tenha o seu próprio material para fazer a unha e desinfete-o sempre após e antes de usa-lo
  • as unhas dos pés devem ser tratadas a cada 15 dias para evitar que encravem
Roer as unhas além de enfraquecer também facilida a infecção por fungos e bactérias, e é uma porta de entrada para diversas doenças.

Como fortalecer as unhas

Uma boa dica de como fortalecer as unhas é utilizar esmaltes que contenham em sua fórmula carbonato de cálcio e/ou D’ pantenol.
Além disso é preciso ter alguns cuidados como ingerir bastante cálcio diariamente, evitar lavar as mãos constantemente e  nunca roer as unhas.
As unhas fracas também pode estar ligada a uma sensação de insegurança ou pode estar relacionada com alguma doença mais séria.

Como fortalecer unhas fracas




Uma boa maneira de conseguir fortalecer unhas fracas é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio como gérmen de trigo, laranja, acerola, leite, vegetais folhosos escuros, fígado de boi e azeite.
Para potencializar o resultado aplique uma camada de creme hidratante para mãos e unhas diariamente e sempre que lavar as mãos, dê preferência a esmaltes fortalecedores, não roa as unhas e não use acetona, mas sim removedor de esmalte.

Como parar de roer unhas




Algumas dicas de como parar de roer unhas:
  • Manter as unhas pequenas, cortadas e lixadas
  • Pintá-las com um esmalte próprio (deixam um gosto muito ruim na boca a cada vez que o dedo vai parar a boca)
  • Ter força de vontade
  • Manter um chiclete na boca
  • Aliviar a ansiedade de outras formas
  • Em casos mais graves é indicada a psicoterapia
O hábito de roer unhas pode indicar insegurança e ansiedade e inicia-se nas crianças, mas também atingem adultos. O importante é tratar o problema interno para que se consiga parar de roer unhas.
As unhas servem para proteção da parte superior dos dedos e como barreira para a entrada de micróbios. O hábito de roer unhas pode trazer outros problemas como micoses, crescimento irregular, inflamações e infecções.

Remédio caseiro para unhas fracas

Um ótimo e saboroso remédio caseiro para tratar as unhas fracas é a combinação do Kiwi com framboesa.
Coloque na centrífuga 2 kiwis e 125 gramas de framboesa. Adicione gelo se preferir.
As framboesas são ricas em Zinco e os Kiwis são excelentes fontes de riboflavina que são substâncias vitais para o crescimento e fortalecimento das unhas.
Tome o suco no mínimo 3 vezes por semana e durante 3 meses para que os resultados possam ser avaliados.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

lentes de contato aumenta chance de pega virus

LEITE de MANGABA

JACURUTU próstata, gastrite e infecção